quinta-feira, 6 de outubro de 2016

NOSSO ALIADO MAIS PODEROSO ESTÁ SEMPRE DISPONÍVEL

Ganhar dinheiro, ter sucesso, ficar rico, ou simplesmente se sustentar, são tarefas bem difíceis na vida - os motivos são vários e muitos deles não temos como resolver, porque dependem do conjunto da sociedade para modificá-los, ou são fatores da natureza, como acontece com quem trabalha com lazer junto a natureza, como por exemplo que tem um quiosque na praia, ou uma pousada junto da montanha, é só chover e o público some. Também sofrem os empresários com as mudanças de regras feita pelos governos e pela falta de apoio. São fatos que não temos o que fazer.

Entretanto, podemos e devemos cuidar das nossas limitações, desde a falta de conhecimento técnico, até a falta de habilidade para determinada atividade. Mas tenhamos em mente que, diante de uma limitação interna, a primeira ação é projetá-la numa questão externa, que de fato existe, mas que só está servindo como uma desculpa palpável para as nossas dificuldades. Será que um jovem que passou o ano todo se preparando para fazer um vestibular e perde a hora de acordar, não está rejeitando aquele vestibular, apesar do problema que aconteceu com o despertador?

Acho que existem muitos casos de pessoas que estavam indo muito bem e, de repente, algo inesperado o fez perder tudo e ele nunca mais voltou ao que era. Também existem os esforçados, mas que nunca têm uma boa oportunidade. E há o grupo dos que não se sentem motivados, que não conseguem ir além do básico – vão sobrevivendo com o que é “possível conseguir”, como pombos vivendo do milho que alguém atira no chão da praça. Esses exemplos são dramáticos exatamente para chamar atenção, mas muitas vezes esses acontecimentos são sutis e passam por “normais” na luta pela sobrevivência. A vida é dura e a necessidade de lutar é normal, mas também é normal ter sucesso, é normal ser feliz, assim como se realizar, sempre considerando a harmonia do aspecto material, o emocional e o de sentido da vida.

Internamente somos dirigidos pela autoridade que se formou em nós durante o nosso crescimento. Seguindo suas orientações optamos por um caminho ou outro, dizemos que uma coisa está certa e outra errada. Entretanto precisamos ficar atentos porque esse “juiz” se formou na infância com todas as fantasias próprias da idade, portanto estamos julgando hoje com critérios de ontem, do passado, numa mistura de afirmações e “achismos” muitas vezes contraditórios.

Dizendo de outra maneira, estes são os princípios que damos muito valor e que dirigem a nossa vida, inclusive fomentam os pré-conceitos com relação a riqueza, ao sucesso e à riqueza material. O jeito para superar esses impasses é se conscientizar deles e aprender a usar sua autoridade interna de modo que a lhe favorecer continuamente. Toda vez que você ouvir uma pessoa falar sobre a necessidade de receber apoio, tenha certeza de que 80% do que ela precisa é de apoio interno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário